segunda-feira, 5 de setembro de 2011

GARANHUNS AGORA VAI

"Garanhuns agora vai", discursou João Bebo, em tarde inspirada lá no Senadinho. Ele já tinha tomado umas cinco e até pensava em atravessar a rua e sentar numa mesa do Zonzobah. Desistiu porque estava de sandálias havaianas que não fedem nem soltam as tiras mas podem impedir sua entrada no sofisticado estabelecimento. O João ainda é primo da Viviane, a morena de olhos verdes pelo qual sou apaixonado há 20 anos e ainda nos casamos. Gostamos do amancebo e não temos a consciência do pecado, só do prazer. Encontrei a Vivi, à noite e contei a ela a história do Bebo. Ela arregalou os olhos, deu um beijo no meu pescoço que fez saltar faísca e concluiu: "O João é um filósofo". 

Minha amada, meus caros 24 leitores (às vezes penso em escrever eleitores e desisto, pois não sou candidato nem a gandula de vereador), também está convencida de que Garanhuns agora vai. Apesar do buracão e dos buraquinhos na rua, do trânsito maluco nas principais ruas, das carroças de burro e das carretas desfilando até pela Avenida Santo Antônio e de bairros inteiros com ruas no bairro e sem uma meleca de saneamento.

Vivi acha que Garanhuns "tá com a gota serena". Raciocina que a cidade com dois cursos de medicina vai passar Caruaru e Petrolina de uma vez só.

- Vai sê tanto doutor pelo mundo que até a AIDs vai acabar - afirmou, otimista.

Ela não tem dúvida de que os médicos formados em Garanhuns serão os melhores do mundo, porque farão estágio no famoso e internacional Dom Moura, um hospital porreta que além do mais é dirigido pela famosa boneca Emília, uma criação genuína do nosso Monteiro Lobato.

Viviane entende tanto de estradas quanto de futebol. Mas pelo que ouviu no salão de beleza lá no bairro de São José a tal da duplicação vai ter o efeito de um filme de ficção científica. "Vai ficar tão bom que até avião vai pousar por aqui", exagerou.

Minha deusa só está em dúvida em quem votar. "Precisamos pensar bem na pessoa que vamos colocá na prefeitura, apois agora não pode ser um Zé Mané qualqué. Tem de ser uma homem ou uma mulher de visão porque vai pegá a faca e o queijo pra transformá Garanhuns numa capital", escreveu Vivi no seu caderno, cometendo aqui e ali - acho que de propósito - uns errinhos de português só para dizer que é do povão.

- Como mulher torço pela Orora e acho que ela cuidaria de Garanhuns com carinho. Mas como mulher que gosta de homem imagino que o Iza pode fazer a diferença por causa daquela impetuosidade. E se a cidade estiver no escuro é a vez do Zé da Lamparina, pra nos iluminar. Se for pra dar um salto, porém, pensar em voos maiores, fico com o Falcão, que pode nos levar as maiores alturas. Puxa, dessa vez estamos bem servidos! - filosofou a galega, parecendo versada no tal de Maquiavel.

Bom, se é para ter um homem ou mulher de visão talvez seja importante um consulta ao oculista. E o candidato ou candidata deve ser aconselhado a usar óculos ou lentes de contato. Pode pegar a receita e confeccionar no Pérola ou nas Óticas São Geraldo, tanto faz.

Mas deixando de gréia (palavra inventada ainda conserva o acento pra chamar a atenção) acho que o João Bebo e a Viviane tem razão. Com a boa vontade de Dilma Cassetete, Eduardo do Campo, Luiz Carlos do Jardim das Oliveiras, Izaías Régua, Falcão (não confundir com o cantor), Orora, Sirvino, Sivardo e o raio que o parta Garanhuns agora vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário