segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A PREVISÃO DE PRETO LIMÃO

Um amigo meu que passa o dia todo ouvindo as rádios de Garanhuns, principalmente os programas do Marcos Caroço, Pereira Pai e Eduardo do Peixoto, trouxe a informação sobre uma importante previsão de Preto Limão. Segundo o famoso astrólogo, cientista e catimbozeiro, este ano vai morrer um político importante de Garanhuns.
         Imagine a agonia entre os políticos da cidade diante de um fato desses. Um cabra como Preto Limão, mais velho do que o nascer do sol, mais certeiro em seus palpites do que Nostradamus jogar no ar uma pré notícia desastrosa dessas, antecipando a futura morte morrida ou matada de uma de nossas lideranças.
         Certamente prefeito, vice-prefeito, deputados, vereadores, suplentes, ex-prefeitos e até lideranças comunitárias, imaginando ter votos, estão deveras preocupados. Alguns, acredito, nem conseguem dormir mais.
         Quando eu era menino e ouvia a Difusora com Solon Gomes, Rosa Maria e Ivo de Souza, Preto Limão já tinha quase um século de vivência e nunca errava uma embolada. E se não estou enganado foi ele que previu as voçorocas e muriçocas invadindo a cidade.
         Tem gente até que jura ter sido trabalho seu a eleição de José Inácio, chamado Zé do Povo, e Bartolomeu Quichute, que tiveram voto pra burro quando se elegeram e depois não ganharam mais nenhuma, pois obraram muito pouco nos seus respectivos mandatos. É que se aconselharam com o macumbeiro só pra ganhar a eleição. Depois que sentaram na cadeira esqueceram do preto velho.
         Como uma meia dúzia de leitores deve saber, eu também já fiz algumas previsões pra 2011 pela internet. Mas não repercutiu muito, não me levam muito a sério, principalmente por conta da Viviane.
         - Quem já viu um sujeito esculhambado desses, amigado, querer agora dá uma de Paulo Coelho?
         Isso aí eu tive de ouvir de um popular na antiga rua da Foice e minha Vivi, que estava comigo, só não partiu para dar um chute nos cunhões do desaforado porque a segurei pelos cabelos.
         Na verdade o cidadão tem razão. Sou fraco de previsões e nem sei ainda se o Sport vai ser mesmo hexa ou se o campeão deste ano será o Porto de Caruaru. Não sei também se vai surgir uma nova liderança política e arrebentar a boca do balão no próximo ano.
         Não sei de porra nenhuma, diria, enunciando de outro modo a frase famosa de Sócrates, o sábio. Favor não confundir com o ex-jogador de futebol, que sabia quase tudo de bola.
         Da minha parte, vou torcer para que Preto Limão erre sua previsão e não morra nenhum político. Eles são úteis e importantes ao desenvolvimento do município e prefiro eles vivos.
         Espero também que este ano matem menos gente em Garanhuns. Esse negócio de viver tirando a vida do outro não tá com nada. É uma burrice. Quem é matado se lasca de vez e nunca mais vai poder dar uma nesse mundo e no céu decididamente não tem sexo. No inferno pior ainda. O sujeito que mata normalmente vai pra cadeia, ninguém confia mais nele e se torna uma espécie de morto-vivo, um condenado. Assim, como ninguém sai ganhando, o inteligente mesmo era esfriar a cabeça e não despachar ninguém dessa pra pior. Até mesmo levar uns chifres, que está se tornando a coisa mais normal do mundo, o cara deve aguentar. Não vale a pena dar um ou cinco tiros num sujeito só porque comeu tua mulher. Arranja outra e vai viver numa nice.
         Espero que essa minha crônica não irrite o Preto Limão e ele não jogue uma praga em cima de mim. Na verdade sou seu fã e nesse texto minha intenção é homenageá-lo. Ele é um ícone de Garanhuns e já devia ter sido agraciado com aquele prêmio de Patrimônio Vivo de Pernambuco, dado pelo Governo.
         Não vamos esperar que um político de renome bata as botas para reconhecer o valor de Preto Limão.
         Paro por aqui porque o dever e Viviane me chamam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário