sábado, 7 de julho de 2012

LOUCURAS DA VIVIANE E DO FESTIVAL


Viviane, minha namorada, minha noiva, minha amante, minha deusa, adora o Festival de Inverno. Alguns dos meus 24 leitores já sabem. Ela é tarada por essa festa que acontece todo ano em Garanhuns e uma semana antes do grande evento já começa a se emperiquitar. Lá mesmo no salão do bairro São José arruma os cabelos, faz as unhas, manda fazer umas roupas com a costureira Maria Helena e se prepara para curtir os shows da Guadalajara, Pau do Pombo e Parque Ocrídio Dourado.

Como todo garanhuense, ela esperou ansiosamente nas rádios e brogs a programação e já estava nervosinha com a demora. Reveladas as atrações do FIG, Viviane fez caras e bocas e disse que tava mais ou menos. “Por que não trouxeram a Gabi Amarantos, como foi anunciado?”, foi a primeira reclamação que fez.

 Irritada, minha deusa culpou logo os intelectuais pela ausência da cantora de Is My Love. “Esses frescos ficam pedindo chatos da MPB e privam o povo de ver o que gosta. Ficam falando de cultura só por pedantismo”, alfinetou Vivi. Por ela vinha a Gabi, o Michel Telô, a Paula Fernandes e até o Aluado do Santana. “Era bom sim para esses intelectuais de meia tijela de Garanhuns botarem a viola no saco e deixarem de pensar que estamos nas Oropa”, destilou a loiraça da minha vida.

Viviane, no entanto, não é tão brega e alienada assim. Disse que vai assistir o show de Renato do Texeira, porque gosta da música “Romaria”, que fala de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. E até está disposta a prestigiar Zizi Possi, desde que ela esqueça o italiano, como da outra vez.

Também aprova Elba Ramalho, mas avisa logo que ela está proibida de cantar aquela música que fala em nenen, que segundo a Vivi entrou na lista dos fichas sujas e está proibido de aparecer na praça e nos palanques.

Minha namorada não entendeu porque esqueceram o “bichinho” do Adilson de Ramos, aquele que nunca veio para o Festival e não trouxeram outra vez o Oldair José, que foi redescoberto há poucos dias numa reportagem porreta da Globo News. “Visse que chique?”.

A Vi disse que vai dançar forró com Dominguinhos e considera justa a homenagem a Gonzagão. “Tomara que cantem a Asa Branca e o Assum Preto”, deseja minha idolatrada salve salve.

Milton Nascimento, Jorge Vercillo e Zélia Ducan ela acha suportáveis. Mas está feliz da vida com a vinda de Reginaldo Rossi. “Ele é a maior atração, porque mais uma vez irá emocionar todos os cornos do Agreste cantando aquelas músicas que são o máximo”, observou.

Enfim, você vai, a Viviane vai, eu também vou. Salve o Festival de Inverno, o frio e as loucuras do amor da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário